BLOG

Manual de Identidade Visual RGARTE

Manual de Identidade Visual RGARTE

Veja como a nova Identidade Visual da RGARTE foi desenvolvida. Apresentamos o Manual de Identidade Visual RGARTE.

COMO CRIAR UM MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL: UM GUIA DA RGARTE

Apresentamos o nosso próprio exemplo de Manual de Identidade Visual, como referência de criação do novo logotipo e identidade

É com satisfação que apresentamos a nova identidade visual da RGARTE de sua própria autoria. Após diversos estudos e pesquisas, o projeto de Manual de Identidade Visual está concluído.

A saber, as etapas e trâmites relacionadas ao projeto de identidade visual seguiram exatamente os critérios realizados para nossos clientes.

Então, tomamos a decisão de apresentar nosso próprio case objetivando exemplificar alguns dos possíveis itens de identidade visual que podem ser elaborados e a importância de vê-los lado a lado.

Desta maneira, fica clara a exposição de pontos importantes como a coerência na inter-relação dos elementos, formas e cores, além da preocupação em valorizar a identidade da marca de forma harmônica.

A RGARTE normatiza o seu Logotipo:

GIV-P

Guia de Identidade
Visual – Pequeno

GIV-M

Guia de Identidade
Visual – Médio

GIV-G

Guia de Identidade
Visual – Grande

Além de desenvolvermos a identidade visual da empresa e, uma reformulação ampla e dentro do conceito de Branding, ao mesmo tempo, passando pelo modelo de negócio, com redefinição dos produtos e serviços oferecidos.

Bem como, os processos de realização dos projetos com novos itens acrescidos, tudo isso da mesma forma que fazemos para atender nossos clientes e oferecermos serviços ainda mais personalizados e qualificados.

Primordialmente, nosso objetivo é conquistar o cliente corporativo, que deseja um trabalho de criação de marca diferenciado, com valor agregado e estrategicamente modelado ao seu negócio, valorizando a imagem da marca.

Resumo das Principais Etapas do Manual de Identidade Visual

Criação do nome: Naming

Manual de Identidade Visual

Naming é uma das ações do Branding responsável por nomear marcas de empresas, produtos e serviços.

Certamente, um dos primeiros passos na estruturação da identidade de uma marca é definir o nome que a acompanhará.

No projeto RGARTE, o nome foi elaborado a partir das iniciais do nome RG + ARTE.

As iniciais RG que representam Registro Geral, o mesmo que “identidade”, fortalece a ideia de algo único, individual e singular.

Já a defesa da palavra Arte vem com conceito que mais nos inspira e nos impulsiona.

Conceitos artísticos interligados as necessidades técnicas de cada projeto, que humanizam os resultados e fazem com que conclusões intangíveis fortaleçam as percepções, superando os objetivos estabelecidos.

Sua empresa pode ter desde a criação de um logotipo, como o desenvolvimento de uma identidade completa, como apresentado neste exemplo.
Naming

Criação de Logotipo

Manual de Identidade Visual

Apresentação da Marca - Manual de Identidade Visual

Criação do Símbolo do Logo

Manual de Identidade Visual

Símbolo RGARTE: Lápis + Traço + Círculo

Criação do Símbolo do Logotipo RGARTE

Na criação do símbolo do logotipo o lápis tangibiliza a arte, como uma das principais ferramentas de produção de um artista.

Muitas vezes é com um esboço feito a LÁPIS que um projeto de arte se inicia, grandes soluções começam com um simples TRAÇO feito a lápis. A ponta do lápis também representa o foco no detalhe.

O CÍRCULO representa o envolvimento, a centralização da informação e entendimento sobre as necessidades de cada cliente.

Primordialmente, na RGARTE nos debruçamos sobre os trabalhos em imersão, buscando entendimento antes de qualquer ação, e o círculo busca passar essa mensagem.

O círculo também combina eficazmente com uma abordagem que direciona ao núcleo, ao alvo ao centro do projeto desenvolvido. No caso, os projetos dos clientes.

Desenho do Símbolo do Logotipo RGARTE
Versões do Símbolo do Logo

Design do Logotipo Horizontal

Manual de Identidade Visual

Desenho do Logotipo Horizontal RGARTE

Finalização do Design

Manual de Identidade Visual

Logotipo na versão horizontal

Manual de Identidade Visual

Versões do Logotipo Positivo e Logotipo Negativo

Design do Logotipo Vertical

Manual de Identidade Visual

Design do Logotipo Vertical

Logotipo na Versão Vertical

Manual de Identidade Visual

Versões do Logotipo Horizontal Positivo e Logotipo Horizontal Negativo

Assinatura da Marca

Manual de Identidade Visual

Assinatura de Marca RGARTE

Sensações Cromáticas do Logotipo RGARTE

Manual de Identidade Visual

Cor Azul:

A cor azul representa confiança, serenidade e harmonia. É uma cor que favorece o exercício intelectual, tranquiliza, transmite elegância. É uma cor que estimula a criatividade.

Cor Branca:

O branco significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de “cor da luz” porque reflete todas as cores do espectro.

O branco também representa o suporte do artista, papel ou tela em branco, onde a arte começa a ser representada.

Terceira Cor:

Tonalidade clara do Azul: a tonalidade de Azul Claro foi inserida com a ideia de evidenciar a palavra “arte” e proporcionar uma variação na escala da identidade visual, quebrando um pouco o contraste.

Cores RGARTE

Manual de Identidade Visual

Paleta de Cores Corporativa

Paleta de Cores

Manual de Identidade Visual

A paleta de cores de uma marca é essencial para a identidade da marca. É importante escolher as cores com cuidado e de forma a refletir os valores da marca e a sua mensagem.

Além disso, é importante usar as cores de forma consistente em todos os materiais de marketing para garantir que a marca seja reconhecida e lembrada.

Paleta de Cores Secundária

Usos Incorretos do Logo

Manual de Identidade Visual

Paleta de Cores Secundária

Redução Máxima do Logo

Manual de Identidade Visual

Paleta de Cores Secundária

Tipografia Corporativa

Manual de Identidade Visual

Saiba que, a tipografia é uma parte importante da identidade visual de uma marca, pois é o elemento gráfico responsável por transmitir a personalidade e o caráter da empresa.

Assim sendo, a escolha da tipografia correta pode ajudar a criar uma imagem coerente, reforçar a mensagem da marca e criar uma conexão emocional com o público-alvo.

Além disso, a tipografia também é importante para a legibilidade e acessibilidade de todos os materiais da marca, incluindo websites, embalagens, anúncios, etc.

Tipografia Corporativa

Iconografia

Manual de Identidade Visual

Decerto, a iconografia é uma ferramenta poderosa para criar uma identidade visual para sua marca. Pois, ela pode ser usada para destacar a marca e ajudar a contar uma história.
 
De fato, a iconografia pode ser usada para criar uma conexão emocional com o público-alvo. Desse modo, ela pode ajudar a transmitir mensagens de maneira eficaz e memorável.
Iconografia Corporativa

Manual de Identidade Visual RGARTE

Fundamentalmente, é muito importante criar uma identidade visual corporativa forte para atrair visibilidade e relevância para a sua marca se consolidar no mercado.

Criação de Guia e Manual de Identidade Visual

Peças de Comunicação Visual

Manual de Identidade Visual

Todas as peças de comunicação visual são criadas a partir da identidade visual.

Cartões de Visita: frente e verso

Cartões de Visita - Manual de Identidade Visual RGARTE

Papelaria Corporativa

A papelaria corporativa da RGARTE foi desenvolvida seguindo as regras estabelecidas no Manual de Identidade Visual.

Papelaria e Peças de Comunicação

Flyers

Revista

Diagramação de Revista

Camiseta

Logotipo em Camiseta

Caneca

Caneca com Logotipo

Recepção

Identidade da Recepção da Empresa

Layout do Site Responsivo

A Importância do Manual de Identidade Visual para a Criação de Website

Essencialmente, o manual de identidade visual é de extrema importância para criar um website, pois, ele ajuda a manter a consistência e a padronização da marca em todas as plataformas.

Nesse sentido, o manual de identidade visual ajuda a garantir que o website seja reconhecido como parte da marca e que seus usuários tenham uma experiência consistente.

Desenvolvimento de Sites

Páginas do Site

Layout das Páginas do Site

Conclusão

Primordialmente, o manual de identidade visual é um documento de referência para uma empresa ou organização que contém as diretrizes e os elementos que compõem a identidade visual para uso em todos os seus canais de comunicação.

Então, se você deseja padronizar as peças de comunicação visual com a identidade da sua empresa para valorizar sua marca, seus produtos e serviços ou a criação do manual de identidade visual da marca da sua empresa, não exite em entrar em contato com a equipe RGARTE.

“Uma imagem vale mais que mil palavras.”
Confúcio

Sobre o autor

A RGARTE é um estúdio criativo que projeta a identidade visual para sua empresa. Ajudamos você a alcançar seus objetivos criando peças visuais poderosas que contam a história de sua marca. Fundada em 2007, a RGARTE atua com Identidade Visual e Creative Design. Conheça mais sobre a RGARTE, clique aqui e siga-nos no LinkedIn.

Crie agora mesmo o seu Guia ou Manual de Identidade Corporativa!

MIDE MÉDICOS - Mini Brand Identity Pack Médicos

MIDE MÉDICOS

Site e Logotipo para Médicos!

Conheça a melhor solução de preparação de itens básicos para o seu consultório e sua visibilidade!

MIDE ADVOGADOS - Mini Brand Identity Pack Advogados

MIDE ADVOGADOS

Site e Logotipo para Advogados!

O melhor custo x benefício para a sua identidade, o seu escritório e a sua construção de marca!

Site e Logotipo para Profissionais Autônomos!

MIDE AUTÔNOMO

Site e Logotipo para Autônomo!

O melhor custo x benefício para a sua identidade, o seu escritório e a sua construção de marca!