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Como criar uma Identidade Visual para a marca de sua empresa
![Como criar uma Identidade Visual para a marca de sua empresa Como criar uma Identidade Visual para a marca de sua empresa](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/como-criar-uma-identidade-visual-para-marca-da-sua-empresa.jpg)
Sabemos que, toda empresa visa criar uma identidade visual corporativa forte para atrair visibilidade e relevância para a sua marca se consolidar no mercado.
Por outro lado, veja que nem todos profissionais se atentam que criar uma identidade visual forte é também uma validação na percepção de competência e qualidade na entrega dos produtos e serviços.
Contudo, não pense que criar uma identidade visual se trata apenas da criação do logotipo. Mesmo sendo, o logotipo, um dos itens mais importantes de sua marca.
O planejamento e a estratégia de marketing vão muito, além disso, e a identidade visual coerente norteia os caminhos e a qualidade de todas as ações e seus resultados.
O que é uma identidade visual?
A identidade visual da marca de uma empresa (ou de um produto, ou de um serviço) é um conjunto de diversos itens e elementos de design.
Conforme, por exemplo, o logotipo, tipografia, paleta de cores, grafismos, imagens, ícones, texturas, conteúdos de comunicação, mascote, e alguns aspectos não tangíveis.
Sensações, valores, princípios e diferenciais a serem transmitidos em todas as peças de comunicação, individualizando e identificando a marca da empresa no mercado.
Como você observou acima, o logotipo é apenas um, dos diversos elementos que compõem a identidade visual, e com estes elementos estabelecidos, partimos para consolidar normas que garantam uma marca sólida, convincente e que se apresente de forma coerente perante o mercado e concorrência.
Nesse estágio o mais indicado é o desenvolvimento de um manual de identidade visual.
O que é um Guia ou Manual de Identidade Visual e por que minha empresa necessita de um?
![Guia de Identidade Visual Guia de Identidade Visual](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/guia-de-identidade-visual.jpg)
Veja que, o Manual de Identidade Visual é um guia técnico para uso dos padrões visuais e verbais na comunicação visual de uma marca, essencial no processo de criativo, estabelecendo as diretrizes para quem participar do processo de criação gráfica e campanhas para a marca.
Decerto, o Manual de Identidade Visual define os elementos técnicos para designers, redatores e analistas de marketing.
Tendo como benefício a organização, padronização, facilitação do trabalho em equipe e a promoção do uso gráfico correto em todas as campanhas de marketing.
Contudo, o departamento de marketing deve ser o garantidor das normas estabelecidas e seguir este guia, e mantê-lo atualizado como para garantir sua correta utilização.
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Alguns Itens que compõem a Identidade Visual:
- Marca
- Sobre
- Slogan
- Logotipo
- Aplicação de Logotipo
- Tabela de Cores (Paleta de Cores)
- Tipografia (Tipos de Fontes)
- Ícones (Iconografia)
- Estilo fotográfico
- Filtros
- Grafismos
- Infográficos
- Exemplos de Uso do Logo
Tom de Voz
- Comportamento
- Personalidade
- Linguagem e conteúdo
Em outras palavras, é importante, não confundir o manual de identidade visual com manual da marca ou brandbook. O manual de identidade visual faz parte do brandbook. O manual da marca ou brandbook guia todo padrão de comunicação.
Por que é importante criar uma identidade visual?
Nesse sentido, uma identidade visual bem elaborada se apresenta como a força e a segurança da marca, é uma peça que garante o padrão e linguagem que posiciona o negócio como profissional e coerente, é a que causa a primeira impressão.
Do mesmo modo, a identidade visual é o que gera o primeiro impacto no público. Através dela seus clientes e leads entenderão, mesmo que de maneira subjetiva, os valores de sua marca, a mensagem, a personalidade, a missão e o posicionamento da empresa.
Tal qual, os cuidados que você tem em se preparar para um encontro pessoal ou de negócios, você precisa ter igualmente com a marca da sua empresa.
As grandes marcas e melhores empresas sabem disto, e não economizam no investimento da identidade visual de suas marcas.
Veja que, a maioria das pessoas identifica imediatamente estas grandes empresas apenas pelo logo ou suas cores e tudo o que elas representam. Por isto, é primordial entender a importância do estudo de cores na identidade visual.
Igualmente, a mensagem passa a ser tão forte que, por muitas vezes, não há nem a necessidade de incluir o nome da empresa no design.
Como construir uma identidade visual de sucesso?
Saiba que, você precisa estar preparado para ser reconhecido e impressionar o seu cliente com grande diferencial.
Seu negócio precisa ser único, marcar presença, transmitir confiança e obter os resultados que você precisa, agregando valor ao público, se sobressaindo da concorrência.
Dessa forma, para construir uma identidade visual de sucesso, é necessário definir o seu público alvo, encontrar a personalidade da sua marca, criar o seu logotipo, escolher a tipografia (fonte) correta, ter a melhor combinação de cores para o seu negócio, definir o estilo fotográfico, de ilustrações e ícones, além de transmitir os diferenciais da empresa, construir o branding, segmentar o mercado.
Tudo isso requer estudos profissionais de técnicas de design.
E por fim, sua empresa precisa manter todos os cuidados com a marca em todos os meios onde a marca será aplicada.
Acima de tudo, é muito importante que a empresa tenha contratado um profissional de marketing que seja responsável para fazer a aprovação e o acompanhamento das peças de comunicação e campanhas da empresa, se certificando que tudo sairá conforme os padrões do manual de identidade visual.
O que é Marca?
![Marca | Criar uma Identidade Visual Marca | Criar uma Identidade Visual](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/introducao-a-marca-criar-uma-identidade-visual.jpg)
A marca não é apenas o logotipo gráfico, de forma mais ampla, é tudo aquilo que representa a empresa, como o nome (ou naming), o logo (logotipo ou logomarca), sua missão e valores, a cultura interna, atendimento ao cliente e tudo o que abrande sua identidade visual.
Uma marca se conecta emocionalmente com o seu público quando promove experiências.
Definitivamente, a marca engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan.
Já o termo logomarca, apesar de ser amplamente utilizado como sinônimo de logotipo, é considerado errado entre os profissionais da área. É a representação de uma empresa feita apenas pelo seu nome estilizado.
O que é Branding?
Podemos definir o branding como o conjunto de estratégias e elementos da gestão voltados para a consolidação e crescimento da marca. Esses aspectos englobam a postura, personalidade da empresa e como ela quer ser vista por seus clientes.
O objetivo do branding é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa.
Quando bem trabalhado, faz com que a marca se torne respeitada e bem-vista pelas pessoas, de modo que ela seja a primeira coisa que vem à mente da brand-persona quando ela pensa no produto ou solução que sua empresa oferece.
O que é Persona?
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio.
Assim, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.
O que é importante considerar ao criar uma identidade visual e um logotipo?
É importante que você tenha em mente que, o logotipo nunca deve ser considerado custo.
Um logotipo com apresentação profissional, desenvolvido por designers capacitados (tal qual os da equipe RGARTE) e que conheçam as normativas internacionais de design, se apresenta como um dos melhores investimentos que você pode fazer em seu negócio.
A princípio, todo empresário com visão de marca precisa entender que a identidade visual não é um custo, mas um investimento na marca da empresa que irá gerar melhores resultados para toda a vida da empresa.
Criar uma Identidade Visual não é apenas Criar um Logotipo:
![Identidade Visual não é apenas Logotipo: Identidade Visual não é apenas Logotipo:](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/identidade-visual-logotipo.jpg)
Como já foi considerado, o logo é apenas um dos itens que compõem a identidade visual e o empresário precisa ter isto em mente para valorizar e entender como todo o conjunto funciona, para que ele saiba utilizar esta poderosa ferramenta para gerar grandes resultados para o seu negócio.
Um logotipo não é apenas um “luxo” visual, estético:
Acima de tudo, conforme abordamos anteriormente, o logotipo transmite diversas informações tangíveis e não tangíveis e vai muito além do design.
Em suma, o logo é a primeira fonte de contato de sua marca, ele é a porta de entrada ou barreira para a efetivação de negócios ou venda, seja institucional como produtos e serviços.
Não economize no desenho do logotipo e na identidade visual, o barato poderá custar caro:
É muito comum, que no início do negócio o próprio empresário, ou um amigo, ou até mesmo uma gráfica rápida barata com um profissional com pouco experiência tenha criado o primeiro logotipo da empresa.
Como resultado, considerando o investimento na abertura de uma empresa e no resultado que se espera obter com ela, não faz o menor sentido ignorar a importância da criação de um logotipo personalizado e a de uma identidade visual profissional.
O logotipo deve ser desenvolvido para atingir e conquistar o seu público alvo e para valorizar sua marca:
Veja que, em todos os campos de atuação existem profissionais ou empresas especializadas em uma determinada atividade.
Existem conceitos técnicos de design e branding que profissionais não especialistas não fazem ideia de sua importância e necessidade ao criar uma identidade visual.
Em suma, procure avaliar o grau de entendimento e capacitação do designer ou agência de criação que escolher para suas necessidades de marca.
Veja que, uma escolha ou decisão errada nesta etapa pode comprometer toda uma narrativa de comunicação e contato com seu público alvo, e até invalidar seus investimentos.
Qual profissional devo contratar para desenhar logo?
De preferência um profissional capacitado, ou uma agência de criação e comunicação, que como a RGARTE possuem portfólio comprovado, capacidade interpretativa de sua empresa, conhecimento de branding, estudos e assim são especializadas em desenvolvimento de identidade visual para empresas.
De fato, estas agências de publicidade e propaganda, design, marketing e comunicação contam com profissionais qualificados para te entregar um projeto gráfico de qualidade, seguindo normas e procedimentos gráficos, apoiadas em questionários e estudos técnicos de design para encontrar a melhor solução para a sua marca.
Todas as peças de comunicação são criadas a partir da identidade visual:
![Criar Peças de Comunicação com Identidade Visual Criar Peças de Comunicação com Identidade Visual](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/criar-pecas-de-comunicacao-com-identidade-visual.jpg)
É muito importante para qualquer empresa de sucesso, criar uma identidade visual adequada para a sua marca.
Seguramente, o empresário ou departamento de marketing deve sempre considerar que para desenvolver peças de comunicação, sejam quais forem, é necessário ter guias de identidade visual que garantirão o padrão da linguagem corporativa.
Logo, tomando como exemplo, as peças de comunicação impressas, como a papelaria corporativa e folders, elas teriam o mesmo custo de produção independente de como a arte foi realizada, com ou sem a identidade visual, usando-se o mesmo material ou suporte de impressão off-set e quantidade.
A diferença está na qualidade da comunicação, no fortalecimento da construção da marca e nos resultados obtidos.
Quais são as principais peças de comunicação visual de uma empresa?
Papelaria Corporativa:
- Cartão de visitas
- Papel timbrado (ofício, A4)
- Envelope pequeno
- Envelope saco
- Pasta
- Capa
- Caixa
- Crachá
Peças de Comunicação para Impressos gráficos:
- Folder
- Flyer
- Panfleto
- Diagramação de Manual
- Catálogo de produtos
- Bloco de notas
- Calendário
- Cartões de fidelidade
- Cartões de aniversário
- Banners e faixas
Empresa:
- Fachada da empresa
- Interno (Exemplo: escritório, recepção, atendimento, loja, fábrica):
- Pintura
- Móveis (tipo e cores)
- Painéis informativos
- Sinalização
- Decoração
Peças de Comunicação Digital:
- Desenvolvimento de Website
- Desenvolvimento de Blog
- E-mail Marketing
- Banners e vídeos para Redes Sociais
- Mídia
- Produtos e serviços:
- Embalagens
- Sacolas
- Manuais
Itens diversos:
- Caneca
- Uniformes
- Camisetas
- Canetas
- Brindes
A identidade visual veste seu negócio com profissionalismo:
Em síntese, como você já pode perceber, a lista de peças de comunicação visual de uma empresa pode ser grande, e isso deve ser considerado também com a equipe da criação.
Nós da RGARTE, alinhamos com você os objetivos atuais e estratégicos, sugerindo sob medida, os itens de criação e produção para cada tipo de marca.
Por isso entendemos que, ações de criação de identidade visual, comunicação, logotipo ou qualquer outro item deve ser sempre muito bem-planejado no início, antes de selecionar quem desenvolverá o trabalho.
Pois, além dos custos relacionados a criação e produção, a falta de resultados com as peças feitas é talvez o dano mais grave em todo investimento de marketing.
Sendo assim, não deixe de selecionar com atenção a equipe que te ajudará em todas as necessidades de marketing e design.
Se você ainda não visualizou isto, imagine-se entrando numa fábrica da Coca-Cola, ou numa loja da Apple, quem sabe em uma concessionária BMW, ou qualquer grande marca de referência.
Agora, olhe ao redor do local que você está. Avalie a fachada e todos os itens, que estão expostos no local, veja que as cores da empresa estão presentes nos banners, nas peças de comunicação, sinalização e em quase tudo o que compõe o espaço físico do local,
A criação de uma boa identidade visual possibilita apresentar e a conquistar uma boa reputação para a marca da empresa.
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Passos para o desenvolvimento de uma identidade visual de sucesso
Questionário ou Pré-Briefing
Nesta primeira etapa a RGARTE envia um questionário para conhecer o cliente e as necessidades e expectativas de sua empresa e sua marca.
Briefing do Projeto de Identidade
Assim, com o questionário respondido preparamos um Briefing completo para o projeto de desenvolvimento de identidade visual da marca da empresa, reunindo diversas informações da organização como público alvo, definição de persona, missão e valores, concorrentes, objetivos e muito mais.
Criação ou Redesign do Logotipo
![Criação e Redesign do Logotipo | Criar uma Identidade Visual Criação e Redesign do Logotipo | Criar uma Identidade Visual](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/criacao-redesign-logotipo.jpg)
O logotipo é um dos principais itens de uma identidade visual, em suma, é a representação tangível de uma marca.
Por certo, o logotipo é a base de toda a comunicação visual, por isto, só após a criação do logotipo é que será possível a elaboração da identidade visual, do site, das peças publicitárias de comunicação, e as ações de marketing da empresa.
Importante, compreender que a construção de uma marca é uma das principais etapas do desenvolvimento de um site.
Assim, o Redesign de Logotipo é a evolução necessária de uma marca. Redesign de logotipo é muito comum no mundo todo, diariamente empresas de todos os segmentos evoluem seus logos.
Variações do Logotipo Corporativo
![Variações do Logotipo Corporativo Variações do Logotipo Corporativo](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/variacoes-logotipo-corporativo.jpg)
Além disto, é importante ter uma boa construção de marca ao criar uma identidade visual com variação do logotipo para aplicações diversas.
![Aplicação do Logo - Papelaria e Mídia Digital Aplicação do Logo - Papelaria e Mídia Digital](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/aplicacao-do-logo-papelaria-e-digital.jpg)
Seja em material impresso de peças de comunicação como, papelaria corporativa, camisetas, brindes, calendários, canetas e, mídia digital como, redes sociais, sites e aplicativos, por exemplo.
Tipografia
![Tipografia | Criar uma Identidade Visual Tipografia | Criar uma Identidade Visual](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/tipografia-criar-uma-identidade-visual.jpg)
Frequentemente, tipografia desempenha uma papel essencial no design da identidade visual de uma marca. A saber, a tipografia é a forma com as fontes são exibidas, são tipos de letras que trazem personalidade ao texto.
Simultaneamente, existem vários tipos diferentes de fontes, é importante escolher a fonte correta que traga a personalidade que a sua marca necessita.
Veja que, as fontes podem ser mostradas e organizadas de diversas maneiras, como tamanho, regular, itálico, bold, sublinhado, tachado, colorido, com ou sem serifa, script, manuscrito, caixa alta, caixa baixa, espaçamento, cores e outros.
Por fim, a tipografia é um diferencial importante da identidade visual de uma marca.
Iconografia da Marca
![Iconografia da Marca na Identidade Visual Iconografia da Marca na Identidade Visual](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/iconografia-da-marca.jpg)
Definitivamente, a criação de iconografia está cada vez mais presente na identidade visual das marcas das empresas, sobretudo na web, facilitando a interação do usuário com o serviço de uma forma bem mais direta e amigável.
Decerto, os ícones representam graficamente produtos, serviços e categorias das empresas de forma simplificada e objetiva.
Sendo assim, é importante desenhar cada ícone de forma padronizada com a marca da empresa ao criar uma identidade visual consistente.
Paleta de Cores
![Paleta de Cores | Criar uma Identidade Visual Paleta de Cores | Criar uma Identidade Visual](https://rgarte.com.br/wp-content/uploads/2022/10/papela-de-cores-criar-uma-identidade-visual.jpg)
Sobretudo, paleta de cores é um elemento da identidade visual essencial para seus clientes lembrarem da sua marca, a paleta de cores é a chave para transmitir harmonia e criatividade.
Primeiramente, criação da paleta de cores de uma marca é um documento com o registro de todas as cores e tons que podem ser utilizados em todos os projetos gráficos da empresa, identificando, valorizando e trazendo visibilidade para a marca.
Slogan (assinatura)
Acima de tudo, o slogan é uma frase criativa e curta de efeito, que chama a atenção do seu público e que é utilizada para definir o posicionamento de uma marca.
O objetivo é usar uma frase para ficar na memória do consumidor.
O Desenvolvimento do Guia ou Manual de Identidade Visual e sua aplicação
Saiba que, o Manual de Identidade Visual ou Guia de Identidade Visual é representado como um conjunto de normas que buscam garantir uma utilização adequada do logotipo e todos os elementos da identidade visual, entre eles, as cores e tipografia corporativa da marca.
Para que serve um Manual de Identidade Visual?
O Manual de Identidade Visual é um orientador, um guia de referência que oferece informações adequadas para utilização e reprodução de todos os principais elementos que compõe a identidade da marca de uma empresa.
Saiba que, o Manual de Identidade Visual também é um documento técnico que apresenta normas de uso de uma identidade visual, o principal objetivo é padronizar e facilitar a identificação dos elementos que compõem a marca.
Sendo assim, como maior consequência, o Manual de Identidade Visual é o guideline que ajuda na formação de registros visuais na lembrança do cliente consumidor, como consequência disso tudo transferir mais credibilidade para a marca.
Quais as principais normatizações contidas um Manual de Identidade Visual?
- Apresentação do Manual de Identidade Visual
- Quando consultar e utilizar o Manual de Identidade?
- Diagrama do Logotipo
- Aplicações Corretas do Logo
- Aplicações Incorretas do Logo
- Redução mínima do logo
- Tipografia da Identidade no logo e conteúdo de texto de apoio
- Conceitos da marca
- Versões do Logotipo: logotipo horizontal, logotipo vertical, logotipo positivo, logotipo negativo, logotipo preto e branco ou tons de cinza
- Regras e restrições particulares a cada logotipo e marca
- Margem de segurança mínima (clearspace) do logotipo
- Paleta de cores ou padrão cromático das cores institucionais: CMYK (impressão em offset), Pantone® (cores especias) e RGB (digital).
Como você avaliou neste texto, o trabalho de desenvolvimento de: criação de logotipo, redesign de logotipo, itens e peças de comunicação visual, guia e manual de identidade visual, criação de website, criação de blog ou quaisquer outros trabalhos relacionados a visibilidade e apresentação de seu negócio e marca deve ser realizado com uma agência sólida, estruturada, que entende as necessidades de cada negócio, e o mais importante, faz valer seu investimento e budget de marketing.
Por tudo isso, conte com a RGARTE, clique aqui e faça contato, estamos a sua disposição!
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