BLOG

A importância do estudo de cores na identidade visual

Entenda a importância do estudo de cores na identidade visual.

Uma exposição da teoria das cores

A princípio, o objetivo deste artigo é mais que apresentar uma exposição da teoria das cores.

Por certo, questões técnicas de identidade visual – muitas vezes não percebidas e valorizadas na solicitação de algumas empresas contratantes – fazem parte de uma base fundamental no desenvolvimento do projeto de criação ou redesign de uma identidade visual.

A importância do estudo de cores na identidade visual

Certamente, o estudo de cores envolve análises de aspectos tangíveis e intangíveis relacionados a marca e ao mercado que ela se apresenta.

No entanto, uma criação sem os devidos cuidados podem ser extremamente prejudicial para os objetivos de posicionamento da marca no seu mercado de atuação.

A saber, a paleta de cores ou tabela de cores de uma marca é um item importante que compõe o Manual de Identidade Visual de uma empresa.

Assim sendo, é importante criar uma identidade visual corporativa forte para atrair visibilidade e relevância para a sua marca se consolidar no mercado.

PROMOÇÃO

Solicite uma Avaliação GRATUITA do seu Logotipo

Realizada por profissionais Diretores de Arte e de Branding.

Visto que, é importante salientar que a escolha das cores corretas na concepção de um Logotipo e na aplicação deste em toda identidade visual de uma empresa como nas peças de comunicação visual, está relacionada a formação de uma percepção que pode ser positiva ou negativa, dependendo da qualidade do projeto.

Em conclusão, a interrelação dos itens que formam toda a identidade, o equilíbrio e a coerência do projeto fornecem percepções que validam ou não a qualidade do que está sendo oferecido.

Por fim, essas percepções estão ligadas diretamente a escolha, seleção e projeção de qualidade de um produto ou serviço.

Identidade Visual da Ferrari

A cor Vermelho Ferrari

Certamente, é notório que a identificação da marca Ferrari na Fórmula 1, apenas pela cor Vermelho Ferrari.

Só para ilustrar, o Vermelho Ferrari, fornece o mais importante elemento de percepção que a marca tem a oferecer, é uma identificação imediata, até mais do que o símbolo com o cavalo negro.

Surpreendentemente, com o passar do carro, ao vermos os boxes, os uniformes da equipe, e os caminhões, qualquer um, até uma criança, prontamente identifica a escuderia e fabricante de carros apenas pela cor vermelha.

A cor identifica a marca

Esse exemplo ilustra a importância da cor para identificar a marca, a sensação que se procura transmitir com o uso correto das cores da empresa em toda a comunicação visual, seja nos impressos, na papelaria corporativa, no site e na própria Ferrari como na fachada.

O processo de desenvolvimento das cores

Este processo todo depende de um estudo realizado por um profissional especialista em design, a partir da criação do logotipo da empresa e do desenvolvimento do Guia ou Manual de Identidade Visual.

Logo após o desenvolvimento do Guia ou Manual de Identidade Visual, cabe ao responsável pelo marketing da empresa, reforçar a importância de respeitar e manter a identificação da marca e suas cores no mercado.

Além de aplicando todos os conceitos previamente estudos e estabelecidos no manual.

Como o logotipo da sua empresa está representado?

Se sua empresa não tem um logotipo formatado e que considere essas formatações, seguramente a equipe de marketing não terá parâmetros para encaminhar para reprodução e produção. Seja de peças on-line ou off-line os modelos e formas adequadas de exposição da marca.

É muito comum recebermos contato de empresas que não tem uma adequada formatação de identidade.

Os danos na reprodução do logotipo

Mais comum ainda, são empresas que não desenvolveram guias ou manuais de identidade visual, com aplicações incorretas do logotipo.

Como resultado, os danos na reprodução do logotipo e seus elementos são diretamente percebidos na percepção negativa que a marca mal reproduzida apresenta nesse caso.

Em contrapartida, se você está atento a essa realidade e se sua empresa precisa de um redesign de marca, entre em contato com a RGARTE para avaliarmos e elaborarmos um estudo para buscarmos melhores resultados para seu negócio.

PROMOÇÃO

Solicite uma Avaliação GRATUITA do seu Logotipo

Realizada por profissionais Diretores de Arte e de Branding.

MIDE MÉDICOS - Mini Brand Identity Pack Médicos

MIDE MÉDICOS

Site e Logotipo para Médicos!

Conheça a melhor solução de preparação de itens básicos para o seu consultório e sua visibilidade!

MIDE ADVOGADOS - Mini Brand Identity Pack Advogados

MIDE ADVOGADOS

Site e Logotipo para Advogados!

O melhor custo x benefício para a sua identidade, o seu escritório e a sua construção de marca!

Site e Logotipo para Profissionais Autônomos!

MIDE AUTÔNOMO

Site e Logotipo para Autônomo!

O melhor custo x benefício para a sua identidade, o seu escritório e a sua construção de marca!