BLOG

O Personal Branding de Barack Obama

Abordaremos o Personal Branding de Barack Obama. E, ao mesmo tempo, a importância da construção de uma imagem pessoal.

Antes de tudo, abrindo uma série de posts sobre personalidades e suas respectivas marcas pessoais, abordaremos neste artigo o personal branding do Barack Obama, ex-presidente norte americano.

Ao passo que, independentemente da postura política (visão de esquerda ou de direita), sobre conclusões estratégicas ou definições de Estado, não estamos com esse post fazendo qualquer juízo de valor político.

A propósito, retiramos desses tópicos citados, variáveis relacionadas à personalidade, marca pessoal, acima de tudo, a postura e posicionamento público, de forma a apresentar essas condutas como estudo de caso relacionado a marca pessoal.

Nossa intenção é fazer você refletir diretamente sobre a sua marca pessoal

De fato, ao abordarmos – separadamente – o exemplo de postura de marca pessoal, temos aqui um ótimo argumento para sua avaliação.

E o mais importante, é que ao avaliarmos o Personal Branding de Barack Obama, chegaremos a conclusão do que esses pontos caberão para você, e sua experiência profissional.

O que pode estar diretamente ligado ao seu dia a dia, comportamento, visão profissional e ações planejadas ou não. Claro que, você não é um presidente da república, mas isso é o que menos importa, estamos tratando da sua marca pessoal.

A construção da marca pessoal

De forma geral, uma marca pessoal é algo que é frequentemente ignorada, principalmente porque pode ser entendido como “autopromoção”, se tratando de um político, mais ainda, mas como citamos acima, não estamos aqui avaliando política, então, vamos ao filtro que nos interessa.

De fato, dentro do Personal Branding de Barack Obama, uma parte importante é o perfil de liderança, pois, o ex-presidente Barack Obama sempre procurou incorporar essa postura, e aqui estamos tratando de uma variável sutil, a postura de líder. E como se portar em público independentemente se o momento é solene ou informal.

Como resultado, o Personal Branding de Barack Obama mostra uma postura pública que está sempre sendo colocada em avaliação, seja de forma racional ou somente como percepção.

“A simplicidade é a chave da verdadeira elegância”
Coco Chanel

É provável que, uma pessoa leiga, que não domine os temas relacionados a postura de marca pessoal, pode não entender tecnicamente, porém, ele sente, percebe e tem um entendimento claro do que pode parecer adequado ou não.

Por isso que, a gestão de marca é tão importante, pois ela não é avaliada somente por conhecedores do Personal Branding, qualquer pessoa tem condições de perceber uma postura positiva, negativa, encantadora ou destrutiva.

Vamos a alguns breve tópicos sobre o Personal Branding de Barack Obama:

O Personal Branding de Barack Obama

Autenticidade – no Personal Branding de Barack Obama

Eventualmente, vimos o ex-presidente brincando e interagindo de forma simpática com crianças, esportistas e personalidades, sempre de forma respeitosa, e mantendo o protocolo das ações em que participava.

Por algumas vezes, Obama fez discursos na chuva, e não abriu mão de concluir entrevistas ao ar livre pela mudança do tempo. É certo que, ele continuava o compromisso, não quebrava o protocolo e respeitava a audiência presente nesses eventos.

Expressão corporal – no Personal Branding de Barack Obama

Portanto, com grande frequência ele se apresentava com boa aparência e vestido conforme o estilo do evento. Obama se expressava muito com as mãos e na hora de se pronunciar dificilmente olhava para ela.

Veja que, essa ação transmite segurança, confiança e se destaca principalmente na participação de eventos públicos.

O olhar direcionado – no Personal Branding de Barack Obama

Principalmente nos discursos, a forma de olhar é um grande diferencial, e isso não era diferente para Obama.

Uma das partes do corpo que mais demonstra convicção são os olhos e o olhar. Isso se aplicava muito bem em Barack Obama.

Ademais, o ex-presidente sempre olhava para o público movimentando vagarosamente a cabeça e evitando somente um lado da audiência, isso faz com que ele transmita confiança e dedicação para aqueles que o estão ouvindo.

A forma de se vestir – no Personal Branding de Barack Obama

Inegavelmente, Obama sempre se apresentou de forma impecável na hora de se vestir, tinha como suporte consultorias de imagem, que também orientavam a primeira dama Michelle Obama.

Primordialmente, no Personal Branding de Barack Obama, é importante considerar que todos, independentemente da profissão, devemos nos vestir de forma adequada para cada ocasião.

O Personal Branding de Barack Obama

Veja que, isso significa que temos que entender muito bem com quem vamos nos encontrar, e também quem estará presente, isso nos permitirá avaliar previamente e nos vestirmos adequadamente.

Parte dessa ação envolve termos uma visão prévia do evento e pensar com cuidado e bom senso sobre como ele será.

A saber, vestir-se bem sempre foi uma das principais razões pelas quais Obama se apresentava bem e encantava as pessoas, e dá o exemplo, para que muitos seguissem os seus passos em suas respectivas profissões.

“Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir”
Paul Valéry

Barack Obama, Nobel da paz

Só para ilustrar, uma questão marcante ligado a imagem de Obama foi o recebimento do Nobel da Paz no ano de 2009. Segundo os membros do comitê, o prêmio foi concedido pelos “extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e cooperação entre os povos”.

Em seguida, o comitê do Nobel continua:

“Muito raramente uma pessoa como a mesma magnitude de Obama capturou a atenção do mundo e deu a seu povo esperança por um futuro melhor”

A propósito, Obama foi o terceiro presidente americano em exercício a receber o Nobel da Paz, os outros presidentes foram Theodore Roosevelt, em 1906, e Woodrow Wilson, em 1919.

Acompanhe abaixo uma citação retirada do discurso de Obama no prêmio Nobel:

“Nossas ações fazem diferença, e podem fazer com que a História se incline na direção da justiça”
Barack Obama

A identidade da marca pessoal do Personal Branding de Barack Obama

Acima de tudo, o ex-presidente Barack Obama usou a formatação planejada da marca pessoal com grande sucesso durante sua primeira campanha presidencial.

Principalmente, Obama construiu sua marca intangível em torno da ideia de mudança, que acabou se tornando um conceito muito convincente para seus eleitores.

Com o propósito de, conduzir uma ideia de marca com uma forte identidade visual e verbal singulares, a equipe de campanha de Obama se dedicou em um refinado planejamento de imagem.

O interessante é que a mensagem era forte, mas que transmitiu uma mensagem no ponto, sem soberba.

De fato, a marca clara e convincente de Obama permitiu que ele derrotasse competidores mais conhecidos, e até mais experientes que ele naquele momento.

Barack Obama, último discurso

A seguir, um trecho do último discurso do presidente Barack Obama antes de deixar a Casa Branca. No discurso ele buscou realçar o que foi realizado nos oito anos dos seus dois mandatos, e aproveitou para pedir aos americanos que não percam a esperança.

O site de Barack Obama e Michelle Obama

O site de Barack Obama e Michelle Obama

O website da Obama Foundation

O site da Obama Foundation

Como está seu posicionamento de marca pessoal?

Dessa forma, o branding pessoal é extremamente importante para qualquer tipo de profissional, de qualquer área de negócios.

É provável que, se você for uma vítima recente de uma demissão, ou se está preocupado com uma possível perda de emprego, o Personal Branding e a sua marca pessoal podem fazer toda a diferença na segurança de ter uma representação e apresentação que podem contribuir com a sua visibilidade e percepções positivas.

Saiba que, ao tornar-se conhecido por alguma realização importante ou especial, seja uma habilidade única, atitude ou abordagem de solução de problemas, você poderá causar uma impressão ainda mais forte para possíveis empregadores, ou por outro lado, deixar transparecer ao seu empregador atual que você pode ser indispensável para o cargo ou projeto.

Aspectos da Marca Pessoal

As questões a seguir, poderão te ajudar a determinar em quais aspectos da marca pessoal você necessita dar mais atenção:

  • O seu mercado: Defina claramente seus principais mercados e público alvo
  • A sua divulgação: Monte um plano de ação para se divulgar ao mercado de forma profissional
  • O seu escopo: Quando as pessoas consultam o seu nome no Google, elas têm acesso a informações relevantes sobre você?
  • A sua mensagem: Você tem uma definição de seus valores e essência profissional definidos?
  • O seu diferencial: Qual é o seu maior diferencial? Imagine essa resposta e se não a tiver, dedique seus dias nessa construção
  • A sua aparência: você possui uma identidade visual que esteja coerente ao seu mercado e ao público com que se relaciona?
  • O seu estilo: A sua personalidade, sua postura e seu estilo de liderança envolvem e engajam as outras pessoas?

Personal Branding

Dessa forma, entendemos que Personal Branding é gestão de marca, e como qualquer gestão, funciona prioritariamente no longo prazo.

Depois que, Obama foi presidente dos EUA por duas vezes. Certo ou errado, com boa ou má gestão, e considerando a questão da marca pessoal, ele foi e é avaliado como um grande sucesso.

É provável que, você possa perguntar para qualquer pessoa, em qualquer nível social sobre o nome “Barack Obama”. E dessa forma, praticamente em qualquer lugar do mundo, vem à mente a imagem de um orador imponente, em pé, diante da bandeira dos EUA.

É inegável que, Obama construiu uma marca pessoal, que ele e sua equipe cuidadosamente a gerenciam até hoje.

O objetivo é, sempre garantir que sua identidade seja diferenciada de seus oponentes e associada aos valores pelos quais ele se posiciona.

Dessa maneira, figuras como Obama conhecem o poder de construir e manter sua marca pessoal e, assim, investem imensamente no Personal Branding, na tentativa de gerenciar seu bem mais valioso.

Em síntese, e você, quando começará a planejar e dedicar algum tempo para elaborar esses atributos?

O Personal Branding de Barack Obama

*O presidente Barack Obama – 2018 – National Portrait Gallery – 213.7 cm  × 147 cm – Óleo sobre tela. Essa é uma pintura/retrato de Barack Obama realizada pelo artista Kehinde Wiley. para a National Portrait Gallery. https://npg.si.edu/object/npg_NPG.2018.16

Atuação

A RGARTE atua com soluções integradas em Marketing Digital, Criação de Sites, Logotipos, Identidade Visual e Peças de Comunicação.

Contato

São Paulo • SP • Brasil
+55 (11) 99255.7451
contato@rgarte.com.br

Siga-nos

Assine

Deixe o seu melhor e-mail e receba nossas novidades.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seu amigo!